Mordida ideal

Esta foto mostra uma relação ideal de mordida e deve ser usada como uma comparação para imagens de problemas ortodônticos comuns. Os dentes dianteiros superiores estão posicionados adequadamente à frente dos dentes da frente. Há uma sobreposição ideal de dentes superiores e inferiores da frente. Os dentes superiores da frente não cobrem excessivamente os dentes inferiores da frente, nem há excesso de espaço presente entre os dentes superiores da frente e os dentes inferiores da frente. A relação de mordida dos dentes de trás é ideal. Os pontos dos dentes superiores cabem nas ranhuras dos dentes inferiores.

Mordida Cruzada Anterior

Alguns dos incisivos superiores deste paciente estão atrás de seus incisivos inferiores. Em condições normais, os incisivos superiores estão à frente dos inferiores. Este tipo de problema pode ser corrigido com aparelho fixo ou móvel, a depender da idade do paciente e severidade do caso.

Mordida Cruzada Posterior

Os dentes posteriores inferiores estão mordendo por fora dos dentes posteriores superiores. Isso geralmente ocorre devido ao paciente ter uma arcada superior mais estreita. Em condições normais, os dentes superiores mordem por fora dos inferiores, na região posterior. Em uma criança ou adolescente, esse problema pode ser facilmente corrigido expandindo a largura da maxila com um aparelho ortopédico. Este problema é mais difícil de se resolver no paciente adulto, onde não existe mais crescimento ósseo.

Mordida Cruzada Total

Os dentes inferiores deste paciente estão totalmente do lado de fora em relação aos dentes superiores. Esta questão é muitas vezes a consequência do crescimento excessivo da mandíbula ou, por vezes, o crescimento inadequado da maxila. A mordida cruzada deste paciente é grave e necessitará de cirurgia ortognática (cirurgia de mandíbula e maxila) para correção.

Mordida Profunda

Os dentes anteriores superiores se sobrepõem completamente aos dentes anteriores inferiores. Este é um caso grave. Normalmente, os dentes anteriores superiores só se sobrepõem aos dentes anteriores inferiores na proporção de 1 a 2 milímetros. Diferentes aparelhos podem ser utilizados para corrigir o relacionamento deste tipo de mordida.

Mordida Aberta

Entre outros problemas ortodônticos, há excesso de espaço entre os incisivos superiores e inferiores. Normalmente, os dentes anteriores superiores só se sobrepõem aos dentes anteriores inferiores na proporção de 1 a 2 milímetros. Diferentes tipos de aparelhos podem ser usados para melhorar esse tipo de mordida.

Overjet

Os dentes superiores deste paciente estão muito à frente dos dentes inferiores. Normalmente, os dentes inferiores tocam as superfícies internas dos dentes anteriores superiores. Este é um problema que, se exagerado, pode requerer intervenção cirúrgica para resolver, principalmente se não for diagnosticado e tratado na fase de crescimento (quando criança). Os pacientes com Overjet mais leves podem ser tratados com aparelhos fixos ou móveis.

Apinhamentos

Podem ser leves, moderados ou graves.

Os leves e moderados podem ser corrigidos com mecânica ortodôntica utilizando-se aparelhos fixos, e os graves muitas vezes exige extrações (remoção de dentes), ou utilização de ancoragem fixa com mini implantes.

Cada caso deve ser analisado individualmente pois outros fatores poderão influenciar no plano de tratamento.

Diastemas

Paciente apresenta excesso de espaço entre os dentes anteriores. O espaço pode ser devido a presença do frênulo labial superior, mas também pode ser devido a presença de dentes subdimensionados e malformados. Quando alguns dentes são muito pequenos, especialmente os incisivos laterais. Para que este paciente obtenha um resultado ideal, ela precisará de aparelhos e da ajuda de um dentista clínico restaurador para realizar restaurações ou coroas em seus dentes para ajudar a corrigir os problemas de tamanho e forma.

Desvio de Linha Média

Por vezes, a linha central que passa entre os dentes superiores não se alinha com a dos dentes inferiores. Isso pode ser devido a apinhamento, falta de dentes, mordida cruzada, crescimento irregular da maxila e mandíbula ou outras razões. As discrepâncias de linha média são muitas vezes difíceis de corrigir e podem exigir mais do que somente aparelhos fixos para correção completa.